Notícias

7 soluções para prevenção e combate à ferrugem


Um dos maiores vilões para quem trabalha com metais é a oxidação. Seja ela em metais não ferrosos ou metais ferrosos, os prejuízos causados são inúmeros. É muito importnte manter a proteção ou fazer a remoção da oxidação para manter os metais em condições ideais de trabalho.

Os metais ferrosos oxidam com mais facilidade devido ao elemento ferro presente em sua composição. Quando tal metal oxida, em sua maioria, cria uma camada avermelhada, conhecida como ferrugem, que acontece devido o contado da superfície do material com o oxigênio, presente na água e no ar, por exemplo.

Temos em nossa loja vários produtos que vão resolver a sua relação com a ferrugem, tanto na proteção do matal, quanto na remoção dela, caso a oxidação já tenha iniciado.

Quando se trata de proteção, a Quimatic Tampmatic, empresa parceira, possui uma vasta linha, com possibilidade de proteção temporária (lubrificantes e desengripantes) ou definitiva (Galvanização a frio). Confira a linha completa abaixo:

Lubrificantes - Proteção temporária

(Podem ser removidos com desengraxantes):

Quimatic 30 – Protetivo Anticorrosivo de Película Cerosa Flexível: Ideal para proteção anticorrosiva durante armazenamento e transporte de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos em ambientes com condições climáticas moderadas ou locais fechados. Passa mais de 500 horas no teste de névoa salina (salt spray).

Quimatic 40 – Protetivo Anticorrosivo Resistente a Chuvas Fortes: Inibidor de corrosão com película espessa, ideal para proteção anticorrosiva no transporte (inclusive marítimo) ou armazenamento em ambientes externos sem proteção a chuva. Excelente propriedade anticorrosiva, passa mais de 300 horas no teste de Salt Spray sob condições climáticas severas.

Galvanização a Frio – Proteção Definitiva

CRZ – Galvanização Instantânea a Frio: Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. Aplicável com pincel, rolo, pistola ou spray. Passa mais de 1200 h no teste de corrosão em névoa salina (“salt-spray”).

Galvalum – Galvanização Aluminizada a Frio: Ideal para reparos em falhas de superfícies galvanizadas a quente. Revestimento para superfícies de ferro, aço ou cordão de
solda. Permite reparos de falhas em superfícies galvanizadas com coloração similar a galvanização a quente. Passa mais de 1200 h no teste de corrosão em névoa salina (“salt-spray”).

Revestimento Epóxi – Proteção Definitiva

Plasteel Cerâmico Pintável Azul – Revestimento epóxi industrial resistente à corrosão e ataque químico. Resistente ao ataque químico de solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos, ácidos diluídos, entre outras possibilidades. Utilizados em máquinas, equipamentos, tanques e estruturas metálicas.

Remoção da ferrugem

Quando a superfície já está oxidada, ou seja, já apresenta o aspecto de ferrugem, é necessário utilizar produtos que removam ou até mesmo convertam a ferrugem, são eles:

Quimox – Removedor de Ferrugem Ultrarrápido: Decapante químico para metais ferrosos. Para trabalhos rápidos de remoção de ferrugem, principalmente em peças pequenas. Pode ser aplicado por imersão ou utilizado pincel. Ideal para serviços de manutenção.

PCF – Fundo Convertedor de Ferrugem: Converte a ferrugem em um fundo protetor para receber tinta de acabamento. Após tempo de conversão total da ferrugem, a superfície está pronta para receber tinta à base de esmaltesintético, epóxi ou PU. Minimiza o trabalho e o custo para remoção da ferrugem.


Fonte: Quimatic


Sobre a Multisoldas

Nossa Empresa atua no mercado desde o ano de 2002, localizados no Bairro do Varadouro na Paraíba. Somos parceiros preferenciais, dos clientes que precisam de soluções em solda e corte e possuímos profissionais capacitados e técnicos profissionais da área. Através do trabalho em equipe, envolvemos todos os nossos funcionários no esforço em direção à nossa visão... Veja mais


Entre em contato
(83) 3241-6321